A PUBLICIDADE COMO FONTE PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO NA SALA DE AULA COM PUBLICIDADE DE CERVEJA PARA DISCUTIR REPRESENTAÇÕES SOBRE A MASCULINIDADE EM MEDELLÍN - COLÔMBIA
Este trabalho apresenta um modelo de
exercício acadêmico universitário realizado nas aulas de história do design
para tratar questões de construções de identidade e relações de gênero e, neste
caso, as construções do masculino, durante certos períodos históricos na cidade
de Medellín, Colômbia. O objetivo geral é a análise de modelos publicitários,
com foco na transmissão, construção e permanência de um discurso em relação ao
ideal masculino. As peças gráficas que promoveram a cerveja nas primeiras
décadas do século XX são tomadas como referência. Durante esses anos, os
gráficos de um produto eram um meio de informação de notável influência e
poder, motivo pelo qual o conteúdo gráfico contido era importante, além dos
textos que os acompanham. Tanto nas peças gráficas promocionais quanto nos
rótulos desses produtos, evidenciam-se força, valores, comportamentos e traços
que, ao longo das décadas mencionadas, foram adotados como características do
masculino.
Breve
contexto histórico
Durante a primeira metade do século XX, o
departamento de Antioquia- Colômbia (É o departamento mais populoso da Colômbia
e sua capital, Medellín, a segunda maior cidade do país) foi o foco de grandes
mudanças econômicas, sociais e culturais, devido a um processo acelerado de
industrialização. Esse processo teve seu epicentro na capital do departamento:
Medellín, onde foram apresentadas as maiores condições de desenvolvimento
industrial do país. A partir do final do século imediatamente anterior, a
cidade deixou de ser um espaço camponês, tornando-se uma cidade industrial;
vários processos e fatores contribuíram para que a cidade e o departamento se
tornassem pioneiros no desenvolvimento industrial e empresarial do país.
Questões como o boom do cultivo e produção de café, ouro e comércio
possibilitaram o surgimento de indústrias têxteis, de alimentos e bebidas que
encontraram neste local um espaço adequado para se instalar. As primeiras
indústrias a se estabelecer na região foram as que deram as bases para
desenvolvimentos industriais subsequentes que posicionaram a capital, Medellín,
como centro de desenvolvimento nacional, e levaram à identificação do
departamento como região industrial por excelência durante o século XX.
Assim, as mudanças ocorridas na cidade e na
região levam a uma série de análises, discussões e reflexões sobre o perfil dos
habitantes (homens) em relação aos valores próprios de uma mentalidade crioula
que começou a trilhar os caminhos da modernidade, industrialização e progresso.
Fundamentos
teóricos: identidade e gênero.
Interpelados social e culturalmente pelas
transformações ocorridas em Antioquia, particularmente em Medellín, e pelas
discussões sobre modernidade, é necessário entender como são elaborados os
significados materiais, culturais e sociais que existem em um determinado grupo
humano, como afirma Stuart Hall, “cómo a interação entre o “eu” e o grupo, o
mundo pessoal e o mundo público possibilitam a internalização de significados e
valores. Assim, a identidade “costura” ou “sutura” um sujeito a uma estrutura
(social), estabiliza os sujeitos e os torna unificados e previsíveis” [Hall,
2011, p. 12].
Neste sentido, a identidade é evidente em
aspectos notórios da cultura, como relações sociais, a linguagem, os objetos ou
rituais, bem como em comportamentos coletivos e até características de
personalidade. Segundo [Larrain, 2003], durante o processo de construção da
identidade existem três processos identificáveis: um processo cultural, que tem
a ver com o reconhecimento de si a partir de valores sociais compartilhados;
outro processo material, onde a comunidade se reflete nos objetos que usa e,
finalmente, um processo social, onde "os outros" são constantemente
referenciados, entendendo-os como parte da comunidade, mas ao mesmo tempo como
diferentes. Nesse processo, o autoreconhecimento histórico das pessoas que
fazem parte de um grupo social também está envolvido, e é então quando se fala
que a identidade está diretamente relacionada à história e ao patrimônio
cultural. Como Tomaz Tadeu da Silva argumenta, a identidade não pode existir
sem memória, nem sem a capacidade de reconhecer o passado, onde um processo de
identificação por reconhecimento é possível; da mesma maneira, isso não pode
acontecer sem os elementos referenciais que lhes são próprios ou não, nem sem
elementos que o ajudem a construir o futuro, ou a identificação por
projeção. Assim pois:
«A identidade e a diferença se traduzem,
assim, em declarações sobre quem pertence e sobre quem não pertence, sobre quem
está incluído e quem está excluído. Afirmar a identidade significa demarcar
fronteiras, significa fazer distinções entre o que fica dentro e o que fica
fora. A identidade está sempre ligada a uma forte separação entre
"nós" e "eles”» [Da Silva, 2001, p. 83].
Pensar nesses três processos constitutivos de
identidade é entender que as identidades são socialmente constituídas não
apenas pelo que as pessoas reconhecem que têm em comum com outras, mas também
pela demarcação dessa alteridade e pelo reconhecimento do outro como ser diferente
e, pela projeção ou pela possibilidade de mutação / mudança no tempo.
Em relação ao conceito de identidade, este se
constitui de maneira relacional à identidade de gênero, sendo este um arcabouço
entre biologia e cultura (relacionando sexo a questões biológicas e gênero a
aspectos culturais), uma vez que o gênero permite discernir qualquer sujeito na
sociedade, mas a questão não é tão simples quanto poderia ser a diferenciação
de dois sexos que correspondem a dois gêneros. “Existem sociedades que consideram
a existência de mais de dois gêneros. Além disso, o gênero pode ser entendido,
não como dois pólos opostos (homem / mulher), mas como um continuum; para que
fosse possível analisar o nível de masculinidade ou feminilidade no
autoconceito de um indivíduo por meio da identificação com características
tradicionalmente consideradas masculinas ou femininas” [Espinar, 2003, p. 28].
O estudo de gênero deixou as mulheres para
trás como um tema central, entendendo que não se pode considerar uma parte só da
população, entendendo então que a sociedade é composta de homens e mulheres,
assumindo ambas as partes como uma realidade social. Se atribui ao homem a sua
masculinidade por ser um "macho viril", demonstrando seus valores
dominantes na sociedade, mas é cheio de preconceitos e estereótipos de gênero
em relação ao comportamento tanto de homens quanto de mulheres.
Em relação às construções identitárias e às
concepções do que era considerado masculino na América Latina, durante o final
do século XIX e as primeiras décadas do século XX, as caraterísticas que
definiam “o masculino" e a ordem social estabelecida, faziam referência ao
homem como:
«Autoridad paterna y
guía, proveía y dominaba sin contrapeso la vida cotidiana, distinguía entre lo
público y lo privado- el trabajo, la política y la calle para los hombres y la
crianza, acompañamiento de los hijos y cuidado del hogar para las mujeres- y
establecía la división del trabajo- los hombres en la producción y las mujeres
en la reproducción» [Olavarría, 2003, p. 93].
Da mesma forma, essa ordem social era
acompanhada de legislação, onde a autoridade era dada aos homens dentro da
família e a obediência absoluta das mulheres era solicitada. Dessa maneira,
estabeleceu-se uma ordem social que conciliava trabalho e família, a produção e
a reprodução.
«As relações de gênero, então, estavam
definidas sob a interpretação que foi feita dos corpos de homens e mulheres
desde a revolução francesa, onde os corpos de mulheres eram passivos em
comparação com os de homens "ativos e freqüentemente incontroláveis".
Os homens eram mais "punidos" pela paixão, tendências destrutivas e
egoístas, e pouco dotados de serenidade e solidariedade, e assim permitiam
certos tipos de comportamento que "afirmavam seu poder e arbitrariedade em
relação às mulheres". Esse modelo então definiu homens com
características masculinas, galantes, esportivas, fortes e trabalhadoras; além
disso, características racistas, classistas e sexistas foram atribuídas ao
masculino que se tornará evidente e se espalhará em vários meios de comunicação
ao longo das décadas mencionadas » [Olavarría, 2003, p. 93].
Prática
acadêmica: a mensagem publicitária e a masculinidade do início do século XX
Para abordar a questão das representações
masculinas na publicidade de cerveja, foi proposto um esquema de análise de
publicidade do início do século XX, publicado no jornal local EL COLOMBIANO.
Aqui, se mostram as formas enunciativas que compõem uma série de comportamentos
masculinos, identificando, descrevendo e interpretando a maneira pela qual,
através da publicidade, é possível evidenciar uma leitura da realidade social
da época.
Durante as aulas de história do design, essas
análises foram realizadas e discutidas pelos alunos. As construções sociais são
pensadas e questionadas através do design e de sua capacidade de manter ou
ratificar certos discursos. Algumas das análises dessas peças são mostradas
abaixo.
Referência
1. EL COLOMBIANO, Diario de Medellín (corp.) Cien Años de Publicidad Antioqueña. Medellín: El Colombiano, 2012
Nesse rótulo, devido ao seu tipo de mensagem,
é possível definir em sua estrutura e diagrama as características semânticas e
semióticas que permitem reconhecer que tipo de aspectos leva da realidade e
para quem sua afirmação é dirigida.
Pode se ver a representação social através do
estereótipo masculino da classe média baixa da época, reafirmando
comportamentos e o estilo de vida dessa classe de homens, uma vez que se
supunha que a essa classe social pertenciam os trabalhadores, as pessoas que
trabalhavam com sua força física, pessoas pouco elegantes, carentes não apenas
de dinheiro, mas também de estilo, cultura e educação. Mas o homem de Antioquia
sempre foi um bom trabalhador, ansioso por avançar e cheio de força; portanto,
ao homem não podia faltar energia e, por isso, uma ou duas cervejas por dia
ajudariam a prevalecer vigorosamente, pois era ele quem saía para trabalhar
enquanto a mulher fazia as tarefas em casa:
[Schrader, Sánchez,
Gómez, & Pinzón, 2015] “La influencia de la publicidad se muestra en una
doble perspectiva. Primero, como medio para de finir e imponer representaciones
sociales sobre estilos de vida, necesidades y objetos diferenciales,
configurando un cierto poder simbólico entre los individuos, a través de
productos o marcas que dan identidad social. Segundo, como manifestación de las
prácticas, procesos y valores sociales que se muestran en los diferentes
ámbitos humanos en una época, por lo cual se constituye en documento
historiográfico” [p. 19].
Este rótulo é um reflexo da cultura de
consumo. Uma mensagem subliminar que queria ser deixada ao consumidor através
de material simbólico e, assim, alcançar uma expansão máxima de vendas
possíveis, e para isso se aproximar da classe média baixa era uma ótima
estratégia, porque em números essa classe social na população era mais ampla.
“A publicidade é constituída em um espaço
simbólico onde convergem as representações sociais atuais, as possíveis ou as
formuladas a partir das práticas cotidianas dos sujeitos em um dado momento”
[Schrader et al, 2015, p. 19]. Recursos materiais e simbólicos sempre constroem
a maneira de consumir, e essa publicidade o faz muito bem: expressa uma
atividade que designa uma aparência e um encontro social, uma razão e um por
qué se deve consumir.
Indicada para o magro. Pilsen, 1934.
Referência: 2. EL
COLOMBIANO, Diario de Medellín (corp.) Cien Años de Publicidad Antioqueña. Medellín:
El Colombiano, 2012
Tradução: uma magreza extrema, além de ser
feia, predispõe a doenças graves. Quando este for o caso, beba CERVEJA PILSEN.
O álcool que contém é chamado pelos médicos de "alimento para
economizar", porque ativa a nutrição, ajuda a fortalecer e nutre o corpo.
Leve-a em casa para almoçar e jantar. Peça na cantina mais próxima ou por dúzias
ao telefone 23 -28
Trata-se de um rótulo com texto descritivo,
no qual um homem magro é visto como ator central, sentado em uma poltrona, com
a mão no rosto como gesto de preocupação.
Referindo-se ao texto, o homem é bastante
delgado, com uma expressão de desdém e tristeza no rosto. É evidente que, com
essa publicidade, se deseja evitar que o homem tenha uma aparência magra,
porque no início do século XX, ser assim era um sinal de fraqueza, até de
doença. Pode-se pensar que o ideal do homem de Antioquia era ser enérgico e
vigoroso, então o homem não pudesse ser fraco e magro, porque isso significaria
que ele não trabalharia duro. A imagem que é construída durante essas décadas é
a de um Antioquia sob uma figura de força, tenacidade e disciplina; portanto,
não era conveniente ser delgado (ou magro, como indicado na imagem).
[Schrader et al, 2015, p. 21]. Esta peça
mostra como a publicidade se constitui no reflexo dos comportamentos sociais de
uma época, enquanto condiciona esquemas mentais sobre os sujeitos, os fatos e
as ações descritas em torno de produtos ou marcas. No contexto temporal
indicado, a cerveja era uma importante fonte de alimento e energia, era o
mecanismo para evitar doenças e desnutrição, os próprios médicos a
aconselhavam, uma vez que ser magro causava grande preocupação nas pessoas e
estava associado a problemas de saúde.
Estrela do esporte, Pilsen, 1940
Referência: 3. EL COLOMBIANO, Diario de Medellín (corp.) Cien Años de
Publicidad Antioqueña. Medellín: El Colombiano, 2012
Tradução: Após a intensa agitação de um
campeonato movimentado, nossos tenistas dissipam seu cansaço com um copo de
cerveja Pilsen, porque a Pilsen revive.
Já foi visto como o homem e a cerveja se
combinam em suas vidas diárias, isso não exclui o homem nos esportes e o papel da
cerveja neles.
Praticar esportes ajuda a estimular todos os
sentidos, mesmo que cause um pouco de fadiga. Fadiga que pode ser atenuada com
um copo de cerveja, porque na época a cerveja cumpria várias funções com muitas
características: era uma fonte de alimento e de hidratação.
Nas décadas mencionadas, foi o homem que
trabalhou para sustentar as despesas financeiras da família e o papel da mulher
se limitou a ficar em casa e fazer as tarefas domésticas. Fadiga e cansaço eram
então característicos do homem, pois era ele quem tinha um emprego e seu dia
era exaustivo.
“As identidades de gênero devem ser estudadas
como um continuum de formas simbólicas e práticas sociais através das quais as
pessoas constroem sua maneira de ver o mundo, agindo nele e se reposicionando
em relação a si mesmas e ao seu corpo” [Otegui, 1999, p. 153]. Assim, o esporte
pode ser tomado como uma atividade de tempo livre, uma atividade que fornece
emoções que neutralizam as tensões geradas pela rotina diária da vida como
atenuar o longo e cansativo dia de trabalho, lembrando que era o homem que
trabalhava.
O colega ideal: Pilsen, 1951.
Referência: 4. EL COLOMBIANO, Diario de Medellín (corp.) Cien Años de
Publicidad Antioqueña. Medellín: El Colombiano, 2012
Reuniões sociais sempre foram uma boa direção
a ser adotada como estratégia de comercial. “No início do século XX, as
atividades comerciais concentraram a atenção nas elites de Medellín; uma parte
importante de sua atividade foi a importação de bens de consumo, dando lugar ao
crescimento comercial da atividade financeira” [Rodríguez J, s.f.]. Atividade
onde o homem de elite representa uma figura de autoridade e crescimento
econômico, um homem glamouroso, bem vestido, com detalhes sutis e atenções.
Na peça publicitária, reflete-se então ao
cómo as horas de uma mulher na companhia de um homem com essas características
podem ser "das horas mais agradáveis". Assim, é apresentado como
"natural" que na espécie humana homens e mulheres se comportam de
acordo com algumas características primárias que são características de sua
condição sexual. Por sua vez, o masculino e o feminino seriam apenas o
desenvolvimento cultural e social mais refinado daqueles imperativos
aparentemente naturais e primários que sustentariam as formas práticas das
relações sociais [Otegui, 1999, p. 152].
Os encontros entre homem e mulher fizeram com
que a cerveja mudasse de contexto, passando de ser uma fonte popular de comida
a uma bebida quase "virtuosa" para animar momentos especiais, de modo
que o produto também ganhou status.
Conclusões
A publicidade é um meio que indiscutivelmente
conta e narra a mentalidade de uma sociedade, mas não apenas isso, também
elabora e ensina como ler a própria sociedade, seus valores, suas
representações, sua identidade. Talvez possa até ser considerado um dos atores
mais poderosos que influenciam o processo de produção cultural das sociedades
contemporâneas, conforme expresso por Vanni Codeluppi [Codeluppi, 2007, p. 152]
A publicidade captura os significados existentes na imaginação coletiva e os
adapta aos produtos que anuncia, concedendo certos valores simbólicos que são
reproduzidos na sociedade.
Assim, vislumbram-se as possibilidades das
linguagens gráfica e textual, bem como o discurso da publicidade e do design
gráfico como elementos sociais e culturais, políticos e econômicos capazes de
construir, manter, reforçar ou modificar os modos de ser de uma coletividade e
que contribuem para a construção ou permanência de uma identidade e ethos
cultural regional.
Além disso, torna-se possível pensar nas
oportunidades que a imagem publicitária tem como fonte historiográfica, no
poder das pequenas histórias narradas nelas e na capacidade de transmitir e
entender os eventos do passado. As peças publicitárias podem então ser catalogadas
como fontes primárias na historiografia, à medida que são produzidas ao mesmo
tempo que os eventos históricos acontecem, uma questão que os torna documentos
importantes para interpretar, analisar e estudar questões do passado.
Referências
Kelly Johanna Cadavid Sánchez, é tecnóloga em
design industrial. Atualmente é aluna de décimo semestre em Engenharia de
Design Industrial no Instituto Tecnológico Metropolitano - ITM em Medellín -
Colômbia. É membro do grupo de estudos
em Cultura Material da mesma universidade. Faz parte do grupo de talentos
excepcionais ITM. Em 2019, foi jovem -pesquisadora da mesma instituição na área
de inovação social.
Maria Isabel Giraldo Vásquez é designer
industrial, especialista em design de embalagens, e mestre em história.
Atualmente, trabalha como professora e pesquisadora no departamento de design
do Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín - Colômbia. Faz parte do
grupo de pesquisa Artes e Humanidades e coordena o grupo de estudos em Cultura
Material da mesma instituição. Seu trabalho acadêmico abrange temas sobre
patrimônio, cultura material, educação e história.
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El papel social de la publicidad. Revista internacional de investigaciones
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Da Silva, T. T.
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(2012). Cien Años de Publicidad Antioqueña. Diario de Medellín. medellín.
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Espinar, R. E.
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Muito interessante a utilização de peças publicitárias como fontes historiograficas, principalmente em relação as construções de gênero que emergem delas, visto que a imagem, enquanto documento, pode revelar aquilo que não foi percebido. Dessa forma gostaria de perguntar as autoras do presente texto quais teóricos vocês dialogam nas suas pesquisas em torno do gênero? Do mesma forma, quais critérios teoricos-metodologicos tem embasado a utilização da imagem no campo da análise histórica, ao longo de suas pesquisas?
ResponderExcluirHola Bruno. Muchas gracias por tu comentario. Realmente el tabajo ha sido bastante aut+onomo e independiente porque nuestra área de trabajo y enfoque académico tiene mas que ver con el mundo del diseño industrial y la historia del diseño , en ese sentido, los referentes teorícos que trabajamos son más próximos al mundo del diseño, la imagen y la publicidad uno de ellos es Peter Burke, asi como Codeluppi y Sanchez Riaño, que están citados en la bibliografia del presente texto. En relación a los criterios metodologícos y teoricos, el mismo Peter Burke nos ha ayudado bastante en el ejericio teorico para el trabajo con imagenes, asi como metodologías que se relacionan con el mundo del diseño y la teoria del mismo.
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